Google+

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Uma nova tempestade global está para acontecer... em Marte

Tempestade de poeira registrada em 2001 no intervale de 1 mês (Credits: NASA/JPL-Caltech/MSSS)

As tempestades de poeira globais em Marte poderão em breve serem mais previsíveis - o que seria um benefício para os futuros astronautas lá - se o próximo seguir o mesmo padrão das últimas tempestades registradas por lá.

Eu é que não gostaria de estar por lá quando isso acontecesse.

Pesquisadores da NASA indicaram que, com base neste padrão, Marte passará por uma tempestade de poeira global nos próximos meses. "Marte vai chegar ao ponto médio do seu atual temporada de tempestades de poeira em 29 de outubro deste ano. Com base no padrão histórico que encontramos, acreditamos que é muito provável que uma tempestade de poeira global vai começar dentro de algumas semanas ou meses a partir desta data, " disse James Shirley, cientista planetária do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia.


Tempestades de poeira locais ocorrem com frequência em Marte. Estas tempestades localizadas ocasionalmente crescem ou se fundem para formar sistemas regionais, particularmente durante a primavera sul e no verão, quando Marte está mais próximo do sol. 
Em raras ocasiões, tempestades regionais produzem uma névoa de poeira que circunda o planeta e obscurece características de superfície por baixo. 

Alguns desses eventos podem se tornar tempestades verdadeiramente globais, tais como um, em 1971, que saudou a primeira nave espacial a orbitar Marte, a Mariner 9 da NASA. 
A mais recente tempestade de poeira marciana mundial ocorreu em 2007, diminuindo significativamente a energia solar disponível para duas sondas da NASA em Marte Spirit e Opportunity.

Estas tempestades de poeira irá também apresentar desafios para os astronautas no planeta vermelho. Embora a força do vento em Marte não seja tão forte como retratado em uma cena no início do filme "Perdido em Marte", a poeira poderá afetar equipamentos eletrônicos e de sobrevivência bem como a disponibilidade de energia solar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...