Google+

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Pássaro consegue ficar 10 meses voando sem pousar


Pesquisadores da Suécia confirmaram, em um estudo publicado na revista Current Biology, que o pássaro conhecido como andorinhão preto (Apus apus) consegue voar por 10 meses a fio sem nunca pousar, tornando-o o maior recordista dentre todas as aves conhecidas.

Para confirmar esta incrível informação, a equipe de pesquisadores equipou 13 pássaros desta espécie com dispositivos que registravam se as aves estavam no ar ou não, sua aceleração e onde tinham estado em um determinado momento.

Os andorinhões pretos deixam seu local de reprodução em agosto para migrar para as florestas tropicais da África Central, através da África Ocidental, e eles não tocam o solo até voltarem para a próxima estação de reprodução.

Os pesquisadores não conseguiram ainda entender como estes pássaros dormem durante este longo período, mas sugerem que eles tiram pequenos cochilos enquanto estão voando em grandes altitudes, durante o amanhecer e ao anoitecer, durante o dia, eles provavelmente poupam energia, planando nas correntes ascendentes de ar quente. Outros tipos de aves, como as fragatas, são capazes de dormir enquanto planam.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...