Google+

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Novo planeta-anão é descoberto em nosso Sistema Solar


Cientistas identificaram um novo planeta anão em nosso Sistema Solar, a cerca de 13,6 mil milhões de km do Sol, bem nos limites do nosso sistema. 

O objeto até agora conhecido como 2014 UZ224, leva 1.100 anos para completar uma única órbita do Sol, tem aproximadamente 530 km de diâmetro e poderá em breve se juntar a lista dos cinco planetas anões conhecidos no Sistema Solar: Ceres, Éris, Haumea, Makemake e, o mais famoso de todos, Plutão.

Embora apenas cinco planetas anões sejam oficialmente reconhecidos no Sistema Solar, pensa-se que poderia haver pelo menos mais 100 próximos do Cinturão de Kuiper - uma região além da órbita de Netuno, que imagina-se ser repleta de cometas, asteroides e pequenos objetos planetários.

Descoberto por uma equipe de estudantes de graduação liderados pelo físico David Gerdes da Universidade de Michigan, 2014 UZ224 foi identificado em um enorme mapa de galáxias criado por um projeto chamado o Dark Energy Survey (DES).

Para detectar um objeto no Sistema Solar em um mapa enorme de várias galáxias distantes, você "basicamente" só tem que olhar para algo que está se movendo.
A equipe usou um software de computador especializado para ligar os pontos e confirmar que o que eles estavam observando era um objeto único - levou anos para descobrir.

A descoberta foi agora confirmada pela União Astronômica Internacional, mas decidir se 2014 UZ224 irá ou não se juntar às fileiras dos cinco planetas anões estabelecidas em nosso Sistema Solar é outra questão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...