Google+

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Dinossauro gigante é descoberto na Austrália

Savannasaurus elliottorum

Uma nova espécie de titanossauro gigante e de pescoço comprido encontrado em Queensland, na Austrália, pode revelar a provável origem dos saurópodes australianos.

Este dinossauro, batizado de Savannasaurus elliottorum, media entre 12 e 15 metros de comprimento e tinha um pescoço longo, cauda relativamente curta e com o quadril de 1,5 metro de largura.





Savannasaurus pertencia a uma família de saurópodes conhecidos como Titanossauros, os maiores animais terrestres que já viveram e provavelmente vieram da América do Sul através da Antártida há 105 milhões de anos atrás disse Dr. Stephen Poropat do Museu Museu Australiano da Era de Dinossauros (AAOD), principal autor do artigo publicados no Scientic Reports.

Além do Savannasaurus, Poropat descreveu no artigo outro dinossauro descoberto na Austrália em 2009, o Diamantinasaurus matildae, cuja escavação permitiu o achado do primeiro crânio de saurópodo no país.

A descoberta do Savannasaurus e do Diamantinasaurus geraram controvérsia sobre a origem dos titanossauros na Austrália. 

Os estudos anteriores sobre megafauna sugeriam que estes eram similares aos da Laurásia, a antiga massa continental do Hemisfério Norte.

No entanto, Poropat rejeita esta teoria ao argumentar que Laurasia e Gondwana – que deu origem às massas continentais do hemisfério sul: América do Sul, África, Austrália e Antártida – estiveram separadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...