Google+

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Como os pássaros conseguem dormir em pleno voo sem cair?


Pela primeira vez, pesquisadores descobriram que as aves podem dormir durante o voo. Juntamente com uma equipe internacional, Niels Rattenborg do Instituto Max Planck de Ornitologia em Seewiesen mediram a atividade cerebral de fragatas e descobriram que eles dormem em pleno voo com um ou outro hemisfério cerebral em um momento ou em ambos os hemisférios simultaneamente. 

Apesar de serem capazes de dormir em pleno voo, os pássaros dormiam menos de uma hora por dia, uma mera fração do tempo gasto dormindo em terra.


Meio-acordado ou completamente acordado em voo?

Como pode um pássaro dormir voando sem colidir com obstáculos ou caindo do céu? 

Uma solução seria desativar apenas metade do cérebro de cada vez, assim como os patos-reais fazem para dormir em uma situação de perigo em terra. Ao dormir em um ambiente hostil, patos selvagens mantêm um hemisfério cerebral acordado e o olho correspondente aberto, em direção a uma ameaça potencial. Com base nestes resultados e o fato de que também os golfinhos podem nadar durante o sono, é comumente assumido que as aves também contam com este tipo de piloto automático para navegar e manter o controle aerodinâmico durante o voo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...