Google+

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Peixe parece ser de outro planeta!

Dentre tantas curiosas espécies de animais que existem nos mares, este com certeza deve ser mencionado!

Macropinna microstoma - conhecido como peixe-olho-de-barril - pode até parecer-se com um ser vindo de outro planeta ou inventado por computadorização gráfica, mas não é!

Vivendo a partir de 500 e em até 2,5 mil metros de profundidade no oceano, foi descoberto em 1939 causando bastante curiosidade entre os cientistas que, ficaram intrigados com a aparência do animal e também com o que seriam seus olhos. Se perguntavam se seria possível que tal animal enxergasse em tão grande profundeza do mar onde quase não há luz do Sol.


Não é muito simples compreender que os olhos, não são os que ficam logo acima da boca do peixe, mas sim, essas estruturas verdes encontradas dentro da cabeça transparente do animal.


Apesar de sua localização, a visão do peixe-olho-de-barril não é tão limitada. Ele tem a capacidade de olhar inclusive para frente quando necessário.

Apresentam dois órgãos olfativos (os orifícios acima da boca) e uma boca pequena. Alimenta-se de medusas e para isso, não precisa se mover muito. Basta ficar lá...quietinho... esperando a presa. Quando chega, sua presa é observada, e peixe-olho-de-barril consegue sem dificuldades, acompanhar as mesmas direções do animal que deseja comer. 

Prof Carla Reis
Bióloga
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...