Google+

sábado, 6 de agosto de 2016

Para que girassóis jovens seguem o sol?


Todos os dias, girassóis jovens seguem o sol como espectadores em uma partida de tênis incrivelmente lenta. Mas os cientistas nunca souberam por que o rastreamento não continua quando se tornam adultos. 

Agora, um novo estudo sugere que esta "adoração diária do sol" é guiada por ritmos circadianos durante seu desenvolvimento. Em uma série de experimentos, os cientistas amarram plantas jovens para impedi-las de se mover ou girar para que eles estivessem enfrentando o caminho errado quando o sol se levantasse.


Quando os movimentos normais das plantas foram frustrados, elas cresceram muito mais lentamente do que os girassóis regulares, com cerca de uma diminuição de 10% tanto em biomassa quanto em área foliar. Os pesquisadores dizem que o acompanhamento rítmico ajuda as plantas a crescer mais, o que lhes permitem adicionar células em qualquer lado ajudando o processo de "esticar": o lado leste durante o dia e no lado oeste à noite.

Quando os girassóis finalmente sossegam e param este acompanhamento diário, a sua posição também lhes dá uma vantagem, disseram os pesquisadores esta semana na revista Science. Um segundo conjunto de experimentos mostrou que a orientação para o leste permanente das plantas maduras torna o rosto das flores mais quentes, fazendo com que aumente em cinco vezes mais o número de visitas de polinizadores do que em plantas maduras que estão voltadas para o oeste. 

Parece que seguir o sol é muito mais vantajoso do que imaginávamos!

Por Adriano Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...