Google+

sábado, 30 de julho de 2016

Paleontólogos escaneiam fóssil mais completo de dinossauro jamais encontrado


O Centro de Pesquisas ESRF (European Synchrotron Radiation Facility) apresentou o fóssil mais completo já encontrado do pequeno dinossauro herbívoro heterondontosaurus tucki, que vagava pela Terra há 200 milhões de anos atrás. Este espécime excepcional foi descoberto na província do Cabo Oriental na África do Sul e escavado pelo paleontólogo Billy de Klerk.

O que torna esta descoberta ainda mais relevante e interessante é o fato de que o pequeno esqueleto está dentro de uma rocha (qualquer tentativa de extração dos ossos poderia causar danos irreparáveis). Para estudar a anatomia do dinossauro, uma equipe de cientistas do Instituto de Estudos Evolutivos da Universidade de Witwatersrand, África do Sul, liderada pelo professor Jonah Choiniere, fez uma parceria com paleontólogos do ESRF para usar um raios-X poderoso para reconstruir o esqueleto com detalhes incríveis.


Heterodontossauro foi uma espécie de dinossauro herbívoro e semi-quadrúpede que viveu no fim do período Triássico, tinha em torno de 1,2 metros de comprimento e pesava entre 2 e 35 kg. 

Com o apoio do ESRF, os paleontólogos esperam obter informações valiosas sobre o estilo de vida deste fantástico dinossauro e de outros que ainda serão descobertos agora que possuem em mãos uma tecnologia capaz de trazer detalhes jamais vistos até o momento.

por Adriano Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...