Google+

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Encontrado ancestral dos misteriosos Hobbits


Uma equipe internacional de pesquisadores acaba de anunciar a descoberta de fósseis de 700.000 anos de idade que estão relacionados com ancestrais humanos bem pequenos, chamados de 'hobbits'.

Encontrado em uma ilha na Indonésia, os hominídeos tinham apenas cerca de 1 metro de altura e provavelmente representam uma nova espécie.

São muito parecidos com uma espécie de hobbits atualmente conhecida, os Homo floresiensis - a grande diferença é que eles viveram mais de 700.000 anos antes deles, o que traz nova luz a nossa compreensão da evolução dos hominídeos.


A equipe descobriu um fragmento de mandíbula e seis dentes, de pelo menos um adulto e duas crianças, enterrado sob um leito antigo em um local conhecido como Mata Menge, na ilha indonésia de Flores.



Esta é a mesma ilha onde H. floresiensis foi descoberto em 2003. Apelidada de 'hobbit', a espécie é incrível, porque eles podem ter vivido ao lado dos humanos modernos até 12.000 anos atrás.

Onde é que estes hobbits se encaixam na nossa árvore evolutiva? E como é que eles foram parar em uma ilha tão remota? Na publicação de seus resultados na Nature, a equipe propõe que eles poderiam ter evoluído a partir de espécies verticais altas do Homo erectus e de alguma forma diminuíram novamente.

Abaixo está um crânio humano moderno (à direita) ao lado de um crânio hobbit (à esquerda), com o fragmento de 700.000 anos de idade (a mandíbula recém-descoberta):


A equipe agora está cavando ainda mais fundo no antigo leito do rio para encontrar restos de esqueletos mais completos, que será fundamental para avaliar corretamente e classificar a descoberta. Eles também estão à procura de uma espécie de precursor que explicariam a ligação entre o Homo erectus e Homo floresiensis.

Ainda há muito trabalho a fazer, mas agora os cientistas estão muito mais próximos de compreender o enigma desta espécie pequena e onde ela se encaixa na nossa árvore genealógica.

por Adriano Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...