Google+

quarta-feira, 4 de maio de 2016

O incrível trânsito de Mercúrio pelo Sol de 2016


Marque no seu calendário: O menor planeta do sistema solar está prestes a fazer uma passagem incrível pelo Sol.

Em 9 de maio, o pequeno planeta Mercúrio irá surpreender os astrônomos em quase todo o planeta com sua passagem pelo sol. O planeta, que é o mais próximo ao sol, não será visível a olho nú, mas supondo que você tenha acesso ao equipamento astronômico adequado, você pode ter a satisfação de ver este evento.

O trânsito de 2016 vem 10 anos depois da última visualização de Mercúrio pelo Sol (em Novembro de 2006) e o próximo será somente em 2019. Depois disso, há um longo período, somente em 2032.

Como apresentado neste vídeo da NASA, o trânsito de Mercúrio também irá fornecer aos astrônomos a oportunidade de realizar algumas experiências e adquirir informações.


À medida que o planeta passa na frente do sol, será possível observar a exosfera do planeta - uma atmosfera muito fina. A exosfera de Mercúrio é formada através de interações com o vento solar que interage continuamente com a superfície rochosa do planeta, causando a liberação de partículas de gases que são arrastadas para trás como a cauda de um cometa. Ao olhar para a luz do sol passando, através da exosfera, os astrônomos podem aprender mais sobre as interações solares fundamentais sobre os corpos planetários.

Advertência: Apesar de ser um evento emocionante, não olhe para o sol sem proteção adequada. Na verdade, você precisa de um equipamento de visualização solar adequado, por isso não tente ver o trânsito com os olhos desprotegidos - como Mercúrio é muito pequeno para ver, esqueça óculos de sol ou outros objetos não-apropriados - JAMAIS olhe para o sol com um telescópio desprotegido (sem os filtros profissionais) ou de binóculos.

por Adriano Reis
Biólogo e astrônomo amador
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...