Google+

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Neandertais construíram estruturas em cavernas há 176 mil anos


Neandertais são responsáveis por uma das construções mais antigas do mundo. Pesquisadores encontram paredes semicirculares de estalagmites há 176 mil anos nas entranhas de uma caverna no sudoeste da França. As paredes são atualmente a melhor evidência de que os Neandertais construíram estruturas substanciais e aventuraram-se em cavernas profundas.

"A grande questão é, por que eles fizeram isso?", diz Jean-Jacques Hublin, um paleoantropólogo do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha, que não estava envolvido no estudo, que foi publicado na revista Nature.


Espeleologistas descobriram pela primeira vez as estruturas em uma cavernas de Bruniquel no início de 1990. Elas estão localizados a 300 metros da entrada da caverna, através de uma passagem estreita que em um ponto precisa entrar engatinhando. Arqueólogos depois encontraram um osso queimado de um herbívoro ou urso nas proximidades e não puderam detectar nenhum carbono radioativo nele - um sinal de que o osso era mais velho do que 50.000 anos, o limite de datação por carbono. Mas quando o arqueólogo-chefe da escavação morreu em 1999, o trabalho parou.

Então, há alguns anos, Sophie Verheyden, uma paleoclimatologista do Instituto Belga Royal de Ciências Naturais de Bruxelas e espeleóloga expert, ficou curioso sobre a caverna depois de comprar uma casa de férias nas proximidades. Ela montou uma equipe de arqueólogos, geocronologistas e outros especialistas para dar uma olhada mais de perto as estruturas misteriosas.

Os seis estruturas são feitas com cerca de 400 grandes, estalagmites quebrados, dispostos em semi-círculos com até 6,7 metros de largura. Os pesquisadores acreditam que as peças já foram empilhados para formar paredes rudimentares. Todos têm sinais de queima, o que sugere que os incêndios foram feitos dentro das paredes.

A reconstrução 3D das estruturas no Bruniquel Cave.

Os investigadores até agora não encontraram sinais de seres humanos, ferramentas de pedra ou outros sinais de ocupação, mas eles acham que os neandertais fizeram as estruturas, porque há outros hominídeos conhecidos na Europa Ocidental naquela época. "Até agora, é difícil imaginar que isto não tenha sido feito por humanos e eu não imagino qualquer outro agente natural criando algo assim", afirma Hublin.

por Adriano Reis
Fonte: Nature
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...