Google+

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Musicas medievais de mais de mil anos são tocadas novamente


Parece estranho, mas é verdade! Um repertório com canções antigas foram ouvidas pela primeira vez em 1.000 anos nesta semana, depois de serem 'reconstruídas' por um investigador de Cambridge, Dr Sam Barrett, e um artista de música medieval, Benjamin Bagby.

'Songs of Consolation ", uma apresentação realizada no Pembroke College Chapel em Cambridge, reconstruiu a partir de neumas (símbolos que representam a notação musical da Idade Média) e de uma folha de manuscrito do século 11, um conjunto de músicas poéticas da grande obra do filósofo romano Boécio "A Consolação da Filosofia". 

Uma das obras mais lidas e importantes da Idade Média, foi escrita durante o aprisionamento de Boécio no século VI, antes de sua execução por traição. Essa obra foi de grande relevância e foi traduzida por muitas figuras importantes, incluindo o rei Alfred, o Grande, Chaucer e Elizabeth I.

Centenas de músicas em latim foram registradas em neumas entre os séculos IX e XIII. Essas incluem passagens de clássicos de Horácio e Virgílio, antigos autores como Boécio, são textos medievais escritos em tom de lamentos e canções de amor.

No entanto, a tarefa de executar tais obras antigas hoje não é tão simples como parece, há 1.000 anos atrás, as músicas eram escritas e registradas com marcas acima das palavras, não em notas como músicos de hoje conseguiriam reconhecer. Neumas indicam o sentido melódico e detalhes da entrega vocal sem especificar cada passo e isso representa um grande problema.

Assista abaixo o resultado deste grandioso trabalho:


por Adriano Reis
Biólogo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...