Google+

quinta-feira, 24 de março de 2016

Descoberto peixe que caminha como um anfíbio


Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de New Jersey (NJIT) identificaram características anatômicas únicas em uma espécie de peixe rara da Tailândia, que permitem com que o peixe possa caminhar e subir cachoeiras de uma maneira comparável aos tetrápodes ou de mamíferos quadrúpedes e anfíbios. 

A descoberta desta habilidade, não vista em quaisquer outros peixes vivos, traz novas evidências sobre a evolução das espécies que se adaptaram e caminharam sobre a terra há 420 milhões de anos.

Falando das estruturas anatômicas únicas vistas nesta espécie, Cryptotora thamicola, a pesquisadora Broke Flammang diz: "Ele possui características morfológicas que anteriormente só eram atribuídos a tetrápodes. A pelve e coluna vertebral deste peixe pode apoiar o seu peso corporal contra a gravidade e permitindo fixação muscular para andar ". Com relação a importância evolutiva, acrescenta, "Os resultados são significativos, uma vez que representam o primeiro exemplo de adaptações comportamentais e morfológicas em um peixe vivo, que convergem com as características apresentadas pelos tetrápodes."


O artigo foi publicado na Revista Nature.

Adriano Reis
Biólogo e adm. do site
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...