Google+

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ondas gravitacionais enfim confirmadas! Uhuuu... Mas o que é isso?


A Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein possuía uma única parte que ainda não havia sido confirmada, as ondas gravitacionais. mas enfim a espera acabou!

Pesquisadores do observatório Ligo (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) detectaram distorções no espaço-tempo causadas por objetos com massas enormes interagindo entre si, frutos de interação entre dois enormes buracos negros.

Mas afinal, o que são ondas gravitacionais?

Primeiro vamos entender a Teoria Geral da Relatividade, o espaço e o tempo se fundem e foram uma nova dimensão, o espaço-tempo. O espaço-tempo é deformado por corpos com massa que quando acelerado, forma ondas gravitacionais, pequenas ondulações no tecido do espaço-tempo que o distorcem. Este movimento poder ser iniciado por algum acontecimento de grande proporção, como a fusão de dois buracos negros ou a explosão de uma estrela.
Ondas gravitacionais se propagam à velocidade da luz e não sofrem desvios como as ondas sonoras, o espaço-tempo é que se altera quando elas passam. Até então não eram possíveis ser detectadas, mas agora com ajuda de uma tecnologia avançada, puderam ser observadas.

Esta descoberta, ou melhor, esta confirmação pode trazer para os cientistas uma melhor compreensão dos conhecimentos do Universo, pois permite detectar as ondas produzidas por Galáxias, estrelas e buracos negros, inclusive ondas produzidas pelo Big Bang. Outra questão importante é uma melhor compreensão de conceitos fundamentais como espaço, tempo e gravidade.

A partir de agora, será possível observar não somente ondas eletromagnéticas (como a luz), mas ondas que antes para nós eram invisíveis, as ondas gravitacionais.

Desta forma, está consolidada a teoria de Einstein.

Adriano Reis
Biólogo e adm. do site
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...