Google+

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Já se perguntou como os pinguins suportam o gelo?


Pesquisadores descobriram estruturas microscópicas nas penas dos pinguins-de-humboldt que os mantém resistentes ao gelo. Pinguins-de-humboldt, que vivem em praias rochosas na costa oeste da América do Sul, nadam em águas abaixo de zero que fluem para o norte do Oceano Antártico.

Para encontrar o segredo desta resistência, os pesquisadores examinaram partes de penas através de um microscópio eletrônico de varredura. Eles descobriram que as penas destes pinguins estão cheias de farpas minúsculas entrelaçadas, em escala micrométrica, isso cria uma rede densa de fibras que a água não pode penetrar e também armadilhas de bolhas de ar que evitam a transferência de calor, mantendo a água congelante sobre a superfície da pena. 

Olhando em uma escala ainda menor, os investigadores encontraram pequenas rugas na superfície destas farpas. Estes espaços também servem como uma espécie de armadilha de bolsas de ar, que diminuem a quantidade de contato entre a pena e a gota. Isso faz com que as gotas de água sejam menos atraídas para a superfície da pena. 

Inspirado por estas estruturas, os pesquisadores criaram uma membrana de nanofibras minúscula, o que pode abrir caminho para materiais excepcionalmente resistentes ao gelo.

Prof.. Carla Reis
Bióloga e adm. do site
Fonte: ScienceMag
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...