Google+

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Corvos sabem a intenção dos outros animais


Corvos possuem a capacidade de imaginar o que outras criaturas estão pensando assim como os humanos, esta é a conclusão de um estudo publicado hoje na revista Nature.

Saber o que os outros vêem ou supor o que pensam oferece aos animais uma vantagem para garantir estratégias a seu favor, como por exemplo esconder uma comida por saber que existe um outro animal observando e que ele poderia tirá-lo de você, que é um hábito comum entre os corvos.

O estudo apresentado está relacionando esta capacidade cognitiva dos corvos (Corvus corax) à "Teoria da Mente", que é a capacidade de compreender os estados mentais (sentimentos, desejos, crenças e intenções) dos outros e de si mesmo, antes apenas atribuídas ao ser humano.

Thomas Bugnyar, da Universidade de Viena e coordenador desta pesquisa, está buscando elucidar a inteligência destes animais que a muito tempo tem sido objeto de estudo. Existem outras pesquisas que apresentaram que os corvos são capazes de identificar o rosto de uma pessoa que representa perigo e avisar os outros, a utilização de ferramentas para poder comer e a estratégia para isso.

Será por isso que tantos filmes e histórias apresentam o Corvo com três olhos? Agora parece que faz sentido.

por Adriano Reis
Biólogo e adm. do site
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...