Google+

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Como regenerar os dentes? Os tubarões podem ter a resposta


Uma novo estudo sobre como os tubarões regeneram seus dentes pode abrir caminho para o desenvolvimento de tratamentos para ajudar humanos.

O estudo, publicado por cientistas da Universidade de Sheffield, identificou um conjunto de genes que permite com que os tubarões desenvolvam e regenerem seus dentes ao longo de tudo sua vida. Os cientistas já sabiam que os peixes, como tubarões e raias, desenvolvem fileiras de dentes altamente especializados, com capacidade de regeneração, porém somente agora compreenderam os mecanismos genéticos que permitem com que isso aconteça.

Foi identificado um conjunto de células epiteliais especiais responsáveis por este processo. Os seres humanos também possuem essas células, porém elas desaparecem depois que os dentes de leite são substituídos pelos permanentes.

Interessante compreender que esses genes encontrados nos tubarões foram conservados ao longo de 450 milhões de anos de evolução e estava presente nos primeiros vertebrados. Os genes "do dente" são responsáveis pelo crescimento dos dentes em vertebrados, tubarões e mamíferos, no entanto, em mamíferos como os seres humanos, a capacidade de regeneração foi reduzida ao longo do tempo.

Adriano Reis
Biólogo e adm. do site
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...