Google+

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Canário-da-terra (Sicalis flaveola) - AVES - BIOLOGIA


Quem é que não se encanta pelo canto de um canário-da-terra?

Este pássaro, de porte pequeno, é encontrado em praticamente toda a America do Sul e no Brasil em quase todos os estados. Seu canto faz qualquer um parar por um tempo para apreciar uma das mais belas sinfonias da natureza.

O canário-da-terra (Sicalis flaveola), também é conhecido como canário-da-terra-verdadeiro, canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), coroinha, canário-da-terra e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada pelo canto forte e estalado.

É comum encontrar este pássaro em residencias de grandes metrópoles, mas é importante salientar que o canário-da-terra só pode ser criado em cativeiro com licença do IBAMA, por ser uma espécie nativa do Brasil. Outro erro comum, é utilizá-lo em rinhas semelhantes a brigas de galo, pela índole agressiva comum desta ave.


Seu nome científico significa: do (grego) sikalis, sukallis or sukalis = pequeno; (Latim) flaveola, flaveolus diminutivo de flavus = amarelo. ⇒ Amarelinho

Curiosidades

Sabem por que o nosso canário é da terra?
É uma contraposição ao Canário-do-reino (Serinus canaria), importado de Portugal. Então, o canário brasileiro virou o canário-da-terra. O Cánario-do-reino é originário dos Açores, Ilha da Madeira e das Ilhas Canárias. Daí seu nome, canário, das Canárias

Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Emberizidae
Género: Sicalis
Espécie: Sicalis flaveola
Subespécie: Sicalis flaveola brasiliensis / Sicalis flaveola pelzelni

Distribuição Geográfica

Está presente do Maranhão ao sul até o Rio Grande do Sul e a oeste até o Mato Grosso, bem como nas ilhas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Encontrado localmente também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...