Arqueólogos encontram quatro túmulos pré-incas no Peru - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Arqueólogos encontram quatro túmulos pré-incas no Peru

Escavações ocorreram em um bairro residencial de Lima

Enquanto vasculhavam um velho cemitério em forma de pirâmide localizado em um bairro residencial de Lima, capital do Peru, arqueólogos encontraram quatro túmulos que datam de mais de mil anos atrás. Os especialistas acreditam que o local tenha sido utilizado pelo povo Ichma para depositar os restos mortais de três homens e uma mulher que teriam vivido em algum momento entre os anos 1000 e 1450, quando a civilização Inca se tornou dominante nos Andes e a antiga etnia começou a desaparecer.

“Essas são as quatro primeiras tumbas da cultura Ichma. Nós achamos que ainda podemos encontrar mais”, disse a arqueóloga Isabel Flores, diretora do programa e do museu Huaca Pucllana que pesquisa o local há três décadas. Segundo Flores, o achado confirma a presença histórica dos Ichmas na região de Lima e faz do distrito o único do Peru com uma história conhecida que remonta a mais de 1500 anos.

Esse povo dominava a região costeira central antes do advento dos Incas. Os restos mortais foram encontrados sentados e olhando na direção do mar. Envoltos em tecidos e outros materiais naturais, os esqueletos foram enterrados junto de oferendas como cerâmicas e ferramentas de tecelagem. Apenas em Lima, existem cerca de 350 “huacas”, palavra em quíchua que se refere aos complexos cerimoniais anteriores à colonização espanhola.

Fonte: Galileu por Phys