13 fatos sobre bactérias que vão te arrepiar - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

terça-feira, 20 de outubro de 2015

13 fatos sobre bactérias que vão te arrepiar


Por sua capacidade de adaptação, sobrevivem nos ambientes mais hostis imagináveis, mas também estão bem próximas de você. Confira alguns fatos que vão te fazer olhar de outra forma para um mundo que não enxergamos.

1 - Por mais que você limpe sua mesa de trabalho regularmente, é bem provável que ela ainda tenha 400 vezes mais bactérias do que um vaso sanitário.

2 - O seu celular também possui cerca de 18 vezes mais bactérias do que o vaso sanitário. E pensar que você o coloca bem próxima à sua boca!

3 - Para completar a cena que provavelmente está bem na sua frente, o teclado do seu computador também tem 200 vezes mais bactérias que o vaso sanitário.

4 - Se quer encontrar bactérias, olhe para seu próprio umbigo. Sério, olhe, e saiba que lá estão mais de 1.400 espécies de bactérias diferentes.


5 - Mesmo depois de escovar os dentes, sua boca ainda abriga entre 1.000 e 100.000 bactérias em cada dente.

6 - Em um beijo você troca entre 10 milhões e 1 bilhão de bactérias com a boca de outra pessoa.

7 - O seu suor é inodoro, já que ele é constituído basicamente de água e alguns sais. O cheiro ruim que você sente se deve graças a um processo chamado bromidrose, que nada mais é que a decomposição do suor e restos celulares por bactérias e fungos.

8 - Assim como seu suor, a chuva também não possui cheiro. O “cheiro de chuva” que sentimos vem da ação de bactérias chamadas Streptomyces, que crescem naturalmente no solo com umidade. Quando o solo está seco, essas bactérias estão em estado de latência. Quando a chuva chega, elas começam a se reproduzir rapidamente, liberando milhares de células reprodutoras no ar e exalando o cheiro característico que conhecemos.

9 - A expressão “dinheiro sujo” ganha outro sentido quando você descobre que uma cédula possui mais de 3.000 espécies diferentes de bactéria.

10 - Em 2007, micróbios de 8 milhões de anos presos no gelo da Antártida foram revividos com calor e nutrientes em laboratório.

11 - A gonorrhea bacterium, a bactéria da gonorréia, é o ser vivo mais forte do mundo. Ela tem uma força equivalente a 100.000 vezes seu próprio peso. É como se um ser humano de 70 Kg fosse capaz de levantar 7.000 toneladas.

12 - Se você se acha durão, espere para conhecer a Deinococcus radiodurans. Essa bactéria é capaz de sobreviver a frio intenso, a desidratação, ao vácuo, a forte radiação e a ácidos. Por ser tão resistente, ela ganhou o apelido de “Conan, a Bactéria”.

13 - Você alguma vez, voltando bem de noite para casa, já se sentiu sozinho em um trem? Pois não se sinta. Você pode estar acompanhado de mais de 15 mil formas de vida diferentes, indo desde bactérias até insetos.

Fonte: Discovery