Google+

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Afinal, qual é o som que as girafas fazem?


Os gatos miam, os cachorros latem, os leões rugem, e as girafas... fazem o que exatamente? Todos, inclusive especialistas no animal, acreditavam que ela não fazia som algum.

No entanto, uma pesquisa realizada na Universidade de Viena, na Áustria, sugere que as girafas passam a maior parte do tempo zumbindo. É como se elas ficassem cantarolando baixinho — tão baixo que os ouvidos humanos não conseguem escutá-las, afirmam os pesquisadores Anton Baotic, Florian Sicks e Angela Stoeger.

A equipe deixou gravadores na área das girafas em três zoológicos, compilando mais de 938 horas de gravação. “Explorar a comunicação vocal das girafas acabou sendo bem tedioso e desafiador”, escreveram os autores da pesquisa, que acabaram desenvolvendo um método visual para analisar os padrões de baixa frequência dos sons emitidos pelos animais.




Eles descobriram que os padrões são distintos. A razão disto é que as girafas “cantarolam” durante a noite e em uma frequência de 92Hz, que de fato é baixa demais para o ouvido humano.

As girafas têm uma visão excelente, logo, os cientistas supõem que elas devam se comunicar por sinais visuais durante o dia. A hipótese faz sentido, visto que os animais são presas e, fazendo sons altos, poderiam chamar a atenção de predadores. Logo, quando a noite chega e a visão diminui, sons baixos podem ser uma boa forma de garantir que elas permaneçam juntas.

Fonte: Galileu, BMC e Wired
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...