Google+

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Olhar nos olhos de outra pessoa por 10 minutos faz "viajar"


Nada de drogas, chás, plantas ou outras substâncias psicoativas. Uma nova pesquisa mostra que olhar no olhos é uma maneira simples de induzir ao estado alterado de consciência em pessoas saudáveis.
Basta colocar dois indivíduos para olhar nos olhos um do outro por 10 minutos em um ambiente pouco iluminado para o "transe" acontecer.

As sensações que se seguem se assemelham levemente ao que os psicólogos chamam de dissociação que, grosso modo, descreve a perda de conexão normal com a realidade.
Esse processo poder incluir sensações de que o mundo é irreal, perda de memória e experiências perceptivas estranhas, como ver coisas e pessoas transfiguradas em cores e formatos diferentes.


Esta descoberta intrigante foi feita pelo psicólogo italiano Giovanni Caputo, da Universidade de Urbino, na Itália, e publicada este mês no periódico científico Psychiatry Research.
Caputo recrutou 20 adultos jovens e os ordenou em pares. Cada par então sentou-se em cadeiras com um metro de distância entre si.

Metade dos pares sentou-se em frente um do outro, olhando para as expressões neutras do colega à frente, enquanto a outra metade recostou-se para trás, olhando para a parede.
A iluminação foi ajustada para um nível que permitisse que os participantes enxergassem características físicas, mas com reduzida percepção de cores de maneira geral.

Detalhe: os participantes não foram informados da natureza do estudo, para evitar que o os efeitos analisados resultassem de expectativas. Eles foram informados, apenas, de que a atividade envolveria uma experiência meditativa.
Após os 10 minutos, os participantes então preencheram questionários sobre suas experiências na sala, que revelou efeitos bastante intrigantes.

Segundo a Sociedade Britânica de Psicologia, aqueles do grupo que fitaram os olhos do colega descreveram mudanças na intensidade e tonalidade de cores, deformações no rosto do parceiro, visões de seres monstruosos e alguns disseram, ainda, ter visto traços do rosto de um parente emergir da face do colega. 

Achou interessante? Testa aí e nos conta então!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...