Google+

domingo, 5 de abril de 2015

Neandertais criaram primeiras joias da humanidade há 130 mil anos


Os neandertais utilizaram garras de águia para criar e enfeitar-se com as primeiras joias da humanidade há 130 mil anos, dezenas de milhares de anos antes do aparecimento dos humanos modernos na Europa.

Esta é a surpreendente descoberta da antropóloga croata Davorka Radovcic, cujo trabalho foi divulgado na publicação científica PLoS One, e que revela que não foi o Homo sapiens, há 100 mil anos, a primeira espécie humana a criar objetos de valor para se adornar.
"Até agora considerava-se que as joias mais antigas do homem, encontradas em Israel e no sul de África, datavam de 100 mil anos, e agora esse limite movimenta-se mais para trás em cerca de 20 mil a 30 mil anos", explicou a jovem cientista.

"Mas o que é mais importante ainda é que o fenômeno relaciona-se agora com os neandertais", acrescentou Radovcic, conservadora do Museu de História Natural da Croácia.
Alguns especialistas sustentavam que os neandertais não tinham habilidades simbólicas ou que poderiam ter copiado este comportamento do Homo sapiens, por isso é um achado e uma amostra de cognição avançada para que elaborassem objetos para se enfeitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...