Google+

sexta-feira, 20 de março de 2015

#MuseumWeek: a semana que os Museus de todo o mundo estarão mais perto de você


E se de repente você puder saltar para o Louvre, em Paris, passar pelo MoMA, em Nova Iorque, ver uma ou outra obra no Victoria and Albert Museum, em Londres, e terminar a viagem no Museu dos Coches, em Lisboa? É isso mesmo que vai acontecer na semana, de 23 a 30 de Março, num evento online promovido pelo Twitter. Chama-se #MuseumWeek e envolve mais de 1.400 museus de 50 países. O objetivo? Aproximar as pessoas da arte, da história e da ciência.

O melhor do mundo dos museus numa única palavra, isto é, numa hashtag: #MuseumWeek. Na próxima terça-feira, quando no Twitter pesquisar por ela, poderá esperar uma espécie de catálogo de centenas e centenas de museus. Dos Estados Unidos ao Brasil, do Brasil a Portugal, de Portugal a Espanha, França ou Reino Unido, até à Argentina ou à Turquia.

No total são mais de 1.400 museus, galerias e instituições culturais associados a esta iniciativa do Twitter, promovida também pelo ministério da Cultura francês, que acontece pela segunda vez – no ano passado, foram “apenas” 700 museus.

E por que tudo isto? Para aproximar as pessoas dos museus e para mostrar que estes não são assim tão chatos como tanta gente pensa ser. Pelo contrário, os museus podem ser divertidos, inovadores. É isso mesmo que o Twitter quer promover: o contato das pessoas com a arte, a história e a ciência de uma forma inovadora e interativa, proporcionando acesso direto a alguns dos museus mais importantes do mundo e às pessoas que todos os dias ali trabalham.

Fleur Pellerin, ministra da Cultura francesa, destaca o sucesso da edição do ano passado: 700 instituições que geraram mais de 260 mil tweets. “O sucesso foi a prova notável da natureza dinâmica dos nossos museus e do seu objetivo democrático de atrair novos públicos”, escreveu Pellerin em comunicado, defendendo a importância de uma iniciativa como estas.

Todos os dias haverá um tema diferente ao qual os museus, galerias e instituições culturais terão de responder. A semana começa com o tema Segredos, podendo-se esperar acesso aos bastidores e até algumas revelações. Coisas favoritas, família ou criatividade são alguns dos outros temas. E todos são convidados a participar nesta grande discussão cultural, seja partilhando experiências ou até fazendo perguntas ao museu que quiser, ou melhor, a quem está por trás desse museu.

Todas as intervenções, tudo o que acontecer nesta semana com a hashtag #MuseumWeek, vão ser gravadas. E depois, toda a história, todos os registos, ficarão numa cápsula do tempo a ser enterrada na Cité des Sciences et de l'Industrie, em Paris. Em 2035, será o tempo das novas gerações desenterrarem o passado e descobrirem o que em 2015 aconteceu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...