Google+

segunda-feira, 16 de março de 2015

Ajude a Nasa a encontrar novos asteroides usando seu computador

astroide
O software analisa imagens enviadas por astrônomos amadores para encontrar possíveis asteroides

A Nasa lançou no domingo (15) um software para que qualquer usuário de um computador possa rastrear asteroides usando o desktop.

Produzido por uma empresa de mineração espacial, o software, que roda em Mac e PCs, analisa imagens do espaço usando um algoritmo, que determina quais corpos celestes estão se comportando como um asteroide.

Com o aplicativo, qualquer astronauta amador pode analisar imagens registradas por seus próprios telescópios. Novas combinações são enviadas para os bancos de dados da Nasa.
A agência espacial americana afirma que o algoritmo é capaz de identificar 15% a mais de asteroides no cinturão existente entre Júpiter e Marte, em comparação com programas semelhantes.
O algoritmo pode não apenas identificar possíveis asteroides, mas combiná-los com os objetos próximos da Terra já conhecidos pela Nasa.

Segundo a agência espacial americana, o software será útil para que ela consiga monitorar todos os corpos celestes próximos da Terra — e descobrir com mais antecedência quais deles representam ameaça ao planeta.
Além disso, os registros servirão de base de dados para a Planetary Resources, empresa de mineração que planeja explorar asteroides no futuro.


Fonte: INFO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...