Google+

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Explore todas as Sondas Espaciais ativas neste site incrível

Explore as sondas espaciais da humanidade em site colorido e de fácil navegação (Foto: Reprodução)
Explore as sondas espaciais da humanidade em site colorido e de fácil navegação

Há menos de duas semanas, a sonda DSCOVR decolou e deve começar a monitorar tanto o sol quanto a Terra já em junho. Novas sondas são lançadas com relativa frequência, e o fato de estarem espalhadas por diversas regiões do Sistema Solar (e até fora dele, como é o caso da Voyager 1) mostra como a exploração espacial não para de avançar.

Mas, afinal, quantas das sondas que ainda vagam pelo espaço continuam ativas, nos enviando dados? Quais são elas? Ariel Waldman e Lisa Ballard, ambas entusiastas de astronomia e de internet, criaram um site que responde estas e outras perguntas de forma espetacular.

O Spaceprob.es organizou as informações essenciais para conhecer melhor as 29 sondas espaciais que ainda operam. Em um layout atraente e de fácil navegação, as fichas de cada uma delas podem ser acessadas na página principal de acordo com dois filtros: distância e lançamento. A mais distante de nós é a Voyager 1, a 19,55 bilhões de quilômetros; a DSCOVR é a que foi lançada mais recentemente, no dia 11 de fevereiro.

Ao clicar em uma sonda, é possível acessar uma página só dela, com dados padronizados como data de lançamento, distância e equipamentos a bordo do lado esquerdo. Uma espécie de verbete, curto e informativo, apresenta o básico para entender as atividades da sonda e sua relevância científica. As fichas também incluem as últimas notícias relacionadas e hyperlinks variados, para se aprofundar ainda mais no assunto.

Sem mais delongas, clique aqui e confira o site você mesmo (em inglês).

Fonte: Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...