Google+

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Como é formado o cheiro da chuva?

Partículas e gotículas são lançadas no ar quando bolhas de ar presas nas gotas de chuva estouram

Convenhamos: o aroma de frescor depois uma chuva forte é um dos mais agradáveis do mundo.

O cheiro foi batizado de petricor por pesquisadores australianos em 1964, que o descreveram como uma mistura de óleos vegetais com o composto químico geosmina, que é liberado pelo solo durante a chuva.
Agora, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, acreditam ter capturado imagens desse fenômeno, e mostram como o odor chega ao ar, em um artigo publicado na revista Nature Communications.

Partículas suspensas

Usando câmeras de alta velocidade, os pesquisadores observaram como as gotas de chuva aprisionam minúsculas bolhas de ar no momento em que tocam o solo. (Assista ao vídeo no YouTube.)
Segundo os estudiosos, as bolhas quicam de volta em direção às gotas e "estouram", produzindo gotículas líquidas ou partículas sólidas extremamente finas que ficam suspensas no ar como uma névoa ou fumaça.

Os autores acreditam que essas minúsculas partículas não apenas espalham elementos aromáticos do solo como também bactérias e vírus armazenados ali.
Curiosamente, eles descobriram que mais partículas são produzidas por chuvas leves ou moderadas que por tempestades, e elas viajam espalhadas pelo vento.

Explicação para doenças

"Todo dia chove. Em algum lugar do mundo, está chovendo neste instante", afirma Cullen Buie, professor de engenharia mecânica do MIT.
"É um fenômeno muito comum, por isso ficamos intrigados em saber por que nunca ninguém havia investigado esse mecanismo antes."
Cientistas já haviam demonstrado que as gotas de chuva podem armazenar e liberar partículas quando caem sobre água, mas esta foi a primeira vez que o processo foi observado no solo.
Os resultados podem ajudar a explicar como algumas doenças podem ser transmitidas pelo solo. Os autores do estudo estão agora analisando se contaminantes como a bactéria E. coli pode se espalhar significativamente através da chuva.

Fonte: BBC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...