Google+

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cientistas planejam modem cortical para gerar visão biônica

Modem cortical para visão biônica da Darpa
Aparelho gera um display ou projeção de realidade aumentada na retina do usuário, sem capacetes ou óculos inteligentes

Cientistas americanos apresentaram o conceito de um “modem cortical”, conectado no DNA e no córtex visual para curar a perda de visão e implantar um display na retina do usuário.

O protótipo do modem cortical é um projeto da DARPA, a agência de pesquisa do exército dos Estados Unidos conhecida por ter inventado a ARPANET, considerada a precursora da internet.
Liderado pelo cientista Phillip Alvelda, o projeto prevê um aparelho que gera um display ou projeção de realidade aumentada na retina do usuário, sem capacetes ou óculos inteligentes.

O plano é criar um pequeno aparelho do tamanho de duas moedas que forneceria um display que gastaria a mesma energia do LED de um despertador eletrônico. O dispositivo custaria apenas 10 dólares.
O modem cortical é baseado no campo da optogenética, que envolve o estudo e controle de células dentro do tecido vivo a partir da iluminação.

Proteínas que respondem à luz podem ser colocadas no cérebro de seres vivos, permitindo que cientistas liguem ou desliguem neurônios com precisão inédita.
Os pesquisadores podem estudar a atividade neurológica em tempo real ou até mesmo controlar essa atividade, o que pode permitir que um dia defeitos neurológicos sejam corrigidos a partir desta técnica.

Fonte: Exame
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...