Google+

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A ciência afirma: você não canta mal

  (Foto: Creative Commons)

Ótima notícia para quem só solta a voz no chuveiro ou sob efeito de álcool em algum karaokê: você não canta tão mal assim! Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Northwestern revelou que praticamente qualquer pessoa pode ser um exímio cantor - a atividade só necessita de prática.

O estudo comparou a habilidade de canto de três grupos: crianças do jardim de infância, alunos da sexta série e adultos em idade universitária. Os voluntários tinham que ouvir uma sequência de sons e cantar de volta.

O que mais chamou a atenção dos autores do estudo foi a melhora absurda na técnica de canto do Educação Infantil ao Ensino Fundamental, quando a maioria das crianças está recebendo ensino de música regular. Já o grupo adulto apresentou uma queda na qualidade da técnica, muito por conta da falta de prática.

Depois dos resultados, os cientistas concluíram que qualquer um pode cantar bem através de treino e prática. É verdade que algumas pessoas cantam melhores que outras, mas Steven Demorest, principal autor do estudo, acredita que qualquer pessoa pode desenvolver essa habilidade com treino e finaliza: "nosso estudo sugere que os adultos apresentaram resultados piores do que as crianças por que pararam de praticar”. A dica está dada: retome os estudos musicais e arrebente nos futuros karaokês!

Fonte: Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...