Google+

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

NASA identifica planeta mais parecido com a Terra até agora

Planetas

O telescópio Kepler, da NASA, que já identificou mais de mil exoplanetas desde seu lançamento em 2009, acaba de encontrar o planeta mais parecido com a Terra até hoje – entre oito novos que acaba de identificar.

O chamado 438b é apenas 12% maior do que a Terra e sua temperatura é próxima a do nosso planeta. De acordo com a NASA, o 438b está a 475 anos-luz de distância da Terra e orbita sua estrela a cada 35,2 dias.

Outro planeta dentro da zona habitável que também foi recentemente descoberto é o 442b, que está a 1 100 anos-luz de distância e orbita sua estrela a cada 112 dias. Ambos provavelmente são rochosos, como a Terra.

Para o astrônomo do instituto SETI, Douglas Caldwell, coautor do estudo que apresentou as descobertas em uma reunião da American Astronomical Society em Seattle, "esses planetas de fato existem. Nós não sabíamos isso antes". "O que realmente estamos procurando são eventuais sinais de vida. Ainda não chegamos lá. Vai levar vários anos, mas esse é o primeiro passo", acrescentou.

O 438b substitui o 186f, que foi descoberto no ano passado e era o planeta mais parecido com a Terra até então.

"Estamos mais perto do que nunca de encontrar ‘gêmeos’ da Terra em torno de outras estrelas como o sol. Estes são os planetas que estamos procurando", disse Fergal Mullally, um dos cientistas do SETI Institute Kepler que liderou a análise dos planetascandidatos.

Fonte: INFO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...