Últimas

Fóssil de réptil marinho jurássico é descoberto na Escócia

Ilustração mostra a espécie marinha 'Dearcmhara shawcrossi', que viveu há 170 milhões de anos onde atualmente é a Escócia. Réptil marinho foi descrito por cientistas (Foto: Todd Marshall/Reuters)
Ilustração mostra a espécie marinha 'Dearcmhara shawcrossi', que viveu há 170 milhões de anos onde atualmente é a Escócia. Réptil marinho foi descrito por cientistas 

Cientistas anunciaram nesta segunda-feira (12) a descoberta de uma nova espécie de réptil marinho que viveu há 170 milhões de anos e foi identificado a partir de fósseis encontrados na Ilha de Skye, na Escócia.

O animal media cerca de 4,2 metros de comprimento, caçava peixes, lulas e outros répteis em mares quentes pouco profundos ao redor da Escócia, durante o período Jurássico.
A descrição foi possível a partir da análise de vários fragmentos fósseis desenterrados há 50 anos. Eram materiais que integravam o crânio, dentes, vértebras e um osso do braço.

Batizado de Dearcmhara shawcrossi, o animal integra o grupo dos ictiossauros, classificação dada aos répteis marinhos que desapareceram pouco antes da extinção dos dinossauros.
A essa ordem pertenciam animais de proporções imensas, muito maiores que as baleias, e que viveram na Terra por cerca de 150 milhões de anos, até sumirem, há 95 milhões de anos.
O trabalho foi realizado por um consórcio que envolve a Universidade de Edimburgo e museus nacionais da Escócia, como o Hunteria, em Glasgow, Staffin, em Skye, e o da Herança Nacional escocesa.

Fonte: G1