Google+

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Aranhas conseguem contar?

  (Foto: wikimedia commons)

Aranhas da espécie Nephila clavipes são conhecidas por guardar as carcaças de suas presas em suas teias. Se um dos corpos é removido as aranhas notam e passam a procurar por ele. Isso significa que as aranhas sabem contar?

É o que o pesquisador da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, Rafael Rodríguez, tentou descobrir. Para isso, ele conduziu um experimento na Costa Rica com duas hipóteses: ou as aranhas calculam a massa total de suas presas ou decoram seus números. O jeito de testar isso era esperar os bichos capturarem larvas e outros insetos que fazem parte de suas dietas e roubar os corpos das teias, para estimular a busca. Outra técnica era trocar insetos mais pesados por mais leves para verificar o quanto o peso importava.

A conclusão foi que, embora a diferença de massa fosse considerada pelas aranhas, elas eram mais estimuladas a iniciar as buscas quando os números de suas presas diminuía. "Ou seja, podemos concluir que elas possuem um senso de numerosidade", afirma Rodríguez "O que é interessante porque sugere que cérebros de diversos tamanhos e tipos podem conferir essa habilidade aos animais".

Fonte: Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...