Google+

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Quer evitar resfriados? Abrace mais

 (Foto: zruda / flickr / creative commons)

Você fica resfriado com frequência? A dica de cientistas da Universidade Carnegie Mellon descobriram uma forma de reduzir a ocorrência da doença - abraços.

O psicólogo Sheldon Cohen e sua equipe entrevistaram 404 voluntários sobre suas vidas sociais e sobre sua saúde. Entre as perguntas estavam “com qual frequência você entra em conflito com sua família?” e “quantos abraços você dá e recebe por dia?”.

De acordo com Cohen, eles notaram que pessoas que entravam em conflito com familiares mais frequentemente estavam mais suscetíveis ao vírus da gripe. Enquanto isso, quem se sentia mais apoiado em seu círculo social tinha menos chances de desenvolver sintomas relacionados ao stress e à depressão - e resfriados.

Os pesquisadores, então, expuseram ratos de laboratório ao vírus da gripe. Um grupo tinha interações sociais positivas entre si. O outro tinha membros que viviam de forma mais independente e, eventualmente, entravam em conflito. O resultado foi que os animais que tinham uma boa vida em grupo tinham uma probabilidade um terço menor de pegar resfriados.

Isso não significa, claro, que devemos jogar todos os remédios fora e sair abraçando uns aos outros. Mas é bom saber que, além de um sinal de afeto, um abraço também pode significar proteção.

Fonte: Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...