Cientistas instalam a 'mente' de um verme em robô - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cientistas instalam a 'mente' de um verme em robô

verme
Cientistas criam um verme digital

A organização Open Worm criou o primeiro organismo digital da categoria C. elegans (Caenorhabditis elegans), um tipo de verme, para entender como a mente desses animais funciona. Para iniciar os testes, o grupo emulou o funcionamento da mente da criatura num software, e o instalou num robô Lego Mindstorms EV3.

O real objetivo da organização é entender o cérebro humano, mas, antes, o grupo pretende compreender um animal mais simples, como o C elegans. Por isso, em abril, o grupo de cientistas da Open Worm arrecadou 120 mil dólares, na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, para iniciar a criação de um organismo digital feito em computador.

O verme de um milímetro tem 302 neurônios e mil células, e tem similaridade aos genes humanos, mas em uma escala menor e mais básica. Esse é o motivo dos cientistas de todo o mundo estudarem o organismo.

Depois da criação do software emulador, o grupo transplantou-o num robô da Lego, modelo Mindstorms EV3, para mostrar o comportamento do organismo na vida real. Em um vídeo é possível ver a máquina sendo controlada pelo animal e indo em direção à parede repetidamente e, também, ver o verme se redirecionar ao som de um assobio.

Por ora, a simulação não traz grandes resultados e nem está perfeita, porém, podemos refletir que a ciência está cada vez mais próxima de descobrir os mistérios da mente humana.

Fonte: INFO