Cientistas descrevem nova espécie de dinossauro que possuía um grande nariz

<i>Rhinorex condrupus</i>, nova espécie de dinossauro

Rhinorex condrupus é um hadrossaurídeo que teria vivido há 75 milhões de anos no Cretáceo Superior na região que é hoje o Utah, nos EUA. Mas este dinossauro possuía um nariz gigante cuja funcionalidade é um mistério para os paleontólogos.

Media nove metros, pesava 3855 quilogramas, alimentava-se de plantas e pertencia a família dos hadrossaurídeos, os quais se distinguem por possuírem grandes cristas, quer fossem duras como no caso dos Parassaurolofos ou carnudas como no caso dos Edmontossauros.

O Rhinorex condrupus, apesar de não ter nenhuma crista, possuía um grande nariz, o que fez os investigadores Terry Gates, do NC State e North Carolina Museum of Natural Sciences e Rodney Sheetz, do Brigham Young Museum of Paleontology perceberem que estavam perante uma nova espécie de dinossauro.
Os investigadores, que apresentam a nova espécie de dinossauro na edição de 17 de setembro da revista científica Journal of Systematic Palaeontology, dizem que o fóssil do dinossauro foi encontrado na década de 1990 e o que mais chamou à atenção dos cientistas foram as impressões da sua pele bem preservada.

Recentemente, Terry Gates e Rodney Sheetz começaram a trabalhar nos fósseis e quando reconstruiram o crânio verificaram estar perante uma nova espécie. "Tínhamos quase todo o crânio, que era fantástico", afirma Terry Gates, citado em comunicado da North Carolina State University, "mas a preparação foi muito difícil. Foram precisos dois anos para escavar o fóssil do arenito em que foi embebido – foi como escavar o crânio de um dinossauro num concreto".

Com base nos ossos, os investigadores conseguiram deduzir a dimensão do dinossauro e que teria vivido num ambiente pantanoso a 80 quilômetros da costa. Para além disso, dado ser o único fóssil completo de hadrossaurídeo da região de Neslen (Utah), os cientistas indicam que poderá trazer importantes informações sobre a segregação do habitat durante o Cretáceo Superior na região.

"Nós encontramos outros Hadrossaurídeos do mesmo período temporal mas localizados a cerca de 320 quilômetros mais ao sul que estavam adaptados a um ambiente diferente", explica o investigador.

Terry Gates afirma ainda que "esta descoberta nos dá uma imagem geográfica do Cretáceo e ajuda-nos a colocar espécies contemporâneas nos seus tempos e locais corretos", para além de que "o Rhinorex também nos ajuda a encher ainda mais a árvore de família dos Hadrossaurídeos".
Mas sobre a possível utilidade do grande nariz que o Rhinorex condrupus possuía, os investigadores ainda não têm uma explicação. "O propósito de um nariz tão grande ainda é um mistério. Se este dinossauro é em alguma coisa parecido com os seus familiares, então provavelmente não tinha um grande sentido de olfato".

No entanto, "talvez o nariz fosse usado como meio de atrair parceiros, para reconhecer membros da sua espécie ou até como um grande acessório do bico para esmagar plantas", adianta Terry Gates e afirma que estão "procurando respostas para essas questões".

Fonte: TV Ciência