Google+

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Por que dormimos de olhos fechados?

Assim como arrumamos a cama para dormir, o cérebro nos prepara para o sono. O processo começa no hipotálamo, estrutura cerebral que libera substâncias para diminuir a frequência cardíaca e respiratória. “Com os olhos fechados, os sinais luminosos deixam de chegar à retina e ao cérebro”, explica a médica Luciana Palombini, do Instituto do Sono, de São Paulo.

Durante o sono, o cérebro processa as memórias e se concentra na reparação física e mental. Fechados, os olhos são lubrificados para prevenir o ressecamento e o embaçamento da córnea, que capta a luz convertida em imagens no cérebro. O ressecamento pode trazer sérios prejuízos à visão.

É praticamente impossível dormir sem fechar os olhos, mas existem situações em que isso acontece. Sequelas de paralisia facial ou defeitos na musculatura das pálpebras, relativamente raros, podem impedir ou dificultar o fechamento. São usados então curativos para manter as pálpebras fechadas durante o sono e, em casos mais graves, os médicos fazem suturas para amenizar o problema.

 (Foto: Erika Onodera/Editora Globo)

Fonte: Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...