Google+

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Para ter vida extraterrestre, planetas precisam de oceanos

Planetas com oceanos podem ser a solução para a vida fora da Terra (Foto: Divulgação)

Um encontro de cientistas da NASA semana passada foi bem claro ao levantar a questão de que dificilmente estaríamos sozinhos em um universo de proporções infinitas. Mas um novo estudo, apresentado na Universidade de East Anglia, dá força às teses de que atmosfera e temperatura são totalmente necessárias para a formação de vida em outro planeta, colocando como imprescindível a existência de um oceano para a presença de vida.
A busca por vida fora da Terra, atualmente, é realizada de uma maneira diferente da proposta por essa universidade. Hoje, cientistas usam telescópios e procuram planetas localizados em condições ideais relacionadas à luz da estrela de seu sistema. A ideia dessa universidade, no entanto, é parar de procurar por atmosferas ideais e focar na busca por oceanos.

Dentro desse estudo, os pesquisadores ainda mostram que encontrar água na superfície de um planeta não faz dele um lugar habitável. Segundo sua pesquisa, só um oceano seria capaz de alterar completamente o clima desse local para torná-lo habitável para formas de vida. Exatamente por sua causa, é possível que temperaturas não se tornem tão extremas. O estudo mostra que grandes diferenças de temperaturas não fazem bem a nenhum tipo de ser vivo, e por isso defende que um planeta nessas circunstâncias tem maiores chances de desenvolver vida.

Fonte: Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...