Google+

sábado, 21 de junho de 2014

Jesuítas dizem que índios guaranis inventaram futebol no século XVII

indiofutebol

Um material audiovisual elaborado pelo ministério da Cultura paraguaio em colaboração com a congregação jesuíta local, divulgado nesta sexta-feira, garante que os índios guaranis, que viviam entre Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia, já jogavam futebol no século XVII.

"Os guaranis inventaram o futebol", é o título do documentário. Os nativos corriam atrás do "mangá", um objeto esférico extraído da planta conhecida como Mangasi, conta o veterano sacerdote jesuíta espanhol Bartomeu Meliá.
O material foi lançado em ato público na cidade de San Ignacio, 250 km a sudeste de Assunção (primeiro povoado jesuíta de indígenas convertidos do cone sul americano, que data de 1609) pelo Instituto de Formação Docente da cidade, na presença da ministra da Cultura, Mabel Causarano.

No documentário, Bartomeu Meliá, antropólogo e linguista, explica que o jogo com bola era praticado depois da missa dominical na praça do povoado jesuíta. "Não havia gol", diz o religioso.
As "Cartas Ânuas" (documento colonial que trazia informações sobre o processo de evangelização no Império Espanhol), que os padres da região conhecida na época como província do Paraguai enviavam ao padre general da Companhia de Jesus, também reportavam a existência desta recreação que chamavam de "mangá ñembosarai" (jogo do mangá).

O documentário transcreve outros testemunhos dos jesuítas, como o pároco de San Ignacio, o espanhol Antonio Betancor e o padre Alberto Luna.
Em uma mensagem, a ministra Causarano disse que o audiovisual faz parte do projeto Cidadela Cultural San Ignacio, um acordo entre o seu ministério e a comunidade local.
O futebol começou a ser jogado oficialmente na Inglaterra em 1846. Em 1863, foi criada a primeira associação de futebol em Londres e em 1904 foi criada a Fifa, em Paris.

Fonte: INFO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...