Google+

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Encontrados em Lima antigos sistemas de escrita e contas incas

'Quipus' pré-hispânicos - ramais de cordas unidas em vários nós e cores, com os quais os incas supriam a falta de escrita e contas - são vistos em 11 de junho de 2014, no Museu de Arte de Lima, Peru

Cerca de 20 'quipus' pré-hispânicos - ramais de cordas unidas em vários nós e cores, com os quais os incas supriam a falta de escrita e contas - foram encontrados por arqueólogos ao sul de Lima, informou nesta quarta-feira o chefe dos cientistas.
O conjunto de 'quipus' encontrados "estão formados por uma corda principal de algodão, de onde pendem 12 cordas secundárias, além de cordas subsidiárias e conjuntos de nós, com fios de algodão e de lã", disse o arqueólogo Alejandro Chu, líder de uma equipe de pesquisas do Ministério da Cultura peruano, à agência oficial Andina.
"Estão em bom estado e foram descobertos em um depósito onde havia várias vasilhas de cerâmica", disse.
Os 'quipus' foram descobertos como parte de estudos feitos no sítio arqueológico de Incahuasi, situado na província de Cañete (sul de Lima).

Chu disse que o sítio Incahuasi era um local de valor singular para o império inca.
O complexo arqueológico de Incahuasi (casa do inca), no vale de Cañete, 148 km ao sul da capital, foi construído em pedra para ser o quartel-general do inca Tupac Yupanqui e também tinha bairros religiosos para os soldados onde estavam depósitos de alimentos e armas.
O arqueólogo explicou que, durante a expansão do império inca (Tahuantinsuyo), sob o governo de Tupac Yupanqui foram submetidos ou assimilados vários povos nesta região de Cañete e se construiu o Incahuasi para vigir e manter um exército contra eventuais levantes.

Fonte: AFP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...