Google+

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Veja o romance passageiro entre duas galáxias

Romance fugaz

Existem algumas estrelas no universo que só existem graças ao romance fugaz entre duas galáxias, como visto na imagem acima. A fotografia foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble.
O telescópio capturou o momento em que duas galáxias da constelação Cães de Caça interagiram. O formato irregular da galáxia NGC 4485 se destaca na imagem.

Mas ela nem sempre foi desse jeito. No passado, a galáxia tinha formato espiral. Isso aconteceu porque parte da galáxia foi arrastada em direção a uma segunda galáxia, a NGC 4490, vista no canto inferior direito da imagem.
As interações têm deformado ambas as galáxias e as deixado com formatos irregulares.  Mas as duas galáxias já alcançaram a menor distância possível uma da outra. Agora, estão se separando. As estrelas brilhantes também estão no canto inferior direito e os aglomerados de cor laranja são o que conecta o par de galáxias atualmente.

Muitas das estrelas vistas na imagem não existiram sem o romance passageiro entre as duas galáxias. Quando elas interagem, o hidrogênio entre as galáxias é compartilhado, o que causa intensas explosões capazes de formar novas estrelas.
Segundo informações da Nasa, a interação entre essas duas galáxias é um fenômeno interessante. Quando bem observada, pode ajudar os cientistas a compreender melhor as colisões galácticas.

Fonte: INFO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...