Últimas

O que aconteceria se Saturno entrasse na rota da Terra?

Saturno

No filme Melancolia, do diretor dinamarquês Lars Von Trier, a humanidade vive a angústia de ter um planeta errante em rota de colisão com a Terra. Mas e se isso acontecesse de verdade? E se o planeta em questão fosse Saturno? O pessoal do canal Yeti Dynamics preparou um vídeo com uma simulação desse cenário.
Saturno teria que frear em sua órbita, e "cair" em direção ao centro do Sistema Solar. Ao passar por Marte, ele já seria o objeto mais brilhante em nosso céu, mais que a Lua cheia. Isso porque o gigante gasoso reflete 47% de toda a luz recebida, contra apenas 12% da Lua.  

Suas formas e anéis apareceriam nitidamente, com um tamanho similar ao da Lua, por conta de seu tamanho gigantesco. Nessa mesma posição, Marte parece apenas um ponto de luz no céu.
Meses depois, quando o planeta estivesse a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros, o satélite Titã já estaria passando pela Terra, já que sua órbita em relação a Saturno é de 1,2 milhão de quilômetros. Um pouco mais próximo, a 1 milhão de quilômetros, detalhes da superfície do planeta seriam observados claramente. 

Claro que uma evento desse tipo seria desastroso para a humanidade, mesmo que Saturno não se chocasse contra a Terra. O efeito gravitacional da passagem seria suficiente para alterar definitivamente a órbita do nosso planeta, com consequências imprevisíveis. 

Além de interessante e informativo, o vídeo (em inglês) traz algumas cenas bem bonitas de como seria a passagem:



Fonte: INFO