Google+

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Arqueólogos encontram o que poderia ser o primeiro "tablet" da história, com mais de 8500 anos


Quase toda a tecnologia atual, por mais avançada que pareça, é resultado de uma evolução de inventos. Desta forma, o tablete (tablet) ou o notebook podem ter origens distantes. Recentemente, um grupo de arqueólogos que trabalhava na restauração de um barco naufragado em Yenikapi, na Turquia, encontrou um bloco de anotações feito de placas de madeira que, segundo eles, seria o antecessor dos tabletes eletrônicos, por seu tamanho, função e portabilidade.


O objeto de 8.500 anos de idade pode ser aberto como um caderno. As anotações podem ser escritas com cera em suas folhas de madeira e conta com uma placa com diversos furos, que pode ser utilizada para outras finalidades, como por exemplo, uma balança.
Durante os trabalhos de escavação, os pesquisadores também descobriram muitas informações sobre a cultura da época, como o fato de alimentação ser à base de carne de burro selvagem e cavalo.
O trabalho, liderado pelo Departamento de Arqueologia da Universidade de Istambul, foi batizado como “o milagre de Yenikapi”, devido ao rápido resultado dos avanços.
Um dos principais objetivos do projeto é reparar a embarcação para que possa ser utilizada novamente. A estimativa é de que os trabalhos estejam prontos em 2015. Sessenta por cento da embarcação sobreviveu ao naufrágio, e os pesquisadores já iniciaram buscas pelas partes que faltam, por meio da reconstrução hipotética de sua rota, pelo Mar Negro. Se tudo der certo, os arqueólogos terão reconstruído a rota que une o presente a um passado distante.

Fonte: History
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...