Google+

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mulher com super-visão enxerga 99 milhões de cores a mais

Editora Globo
Mulher enxerga 99 milhões de cores a mais que a média
 
A neurocientista da Universidade de Newcastle Gabriele Jordan estuda pessoas com visão sobre-humana há mais de 20 anos. Ela encontrou uma mulher que consegue enxergar 99 milhões de cores a mais que pessoas com a visão humana comum. A identidade da mulher não foi revelada. Sabe-se apenas que ela é médica do norte da Inglaterra.
A visão é um dos sentidos mais complexos de serem estudados. Os olhos percebem as cores através de células chamadas cones oculares. A maioria dos seres humanos possui três tipos de cones e são tricromáticas. Pessoas com deficiência visual total têm apenas dois tipos de cones e são dicromáticas.

A mulher estudada é tetracromática e tem a capacidade de enxergar cores mais profundamente que as outras pessoas. A pesquisadora e sua equipe encontraram diversos tetracromáticos, mas apenas uma passou no teste. A prova incluía mostrar três círculos coloridos com um diferencial que apenas um verdadeiro tetracromático poderia detectar.

A dúvida agora é por que apenas uma mulher tem o olhar diferenciado e as outras, que também possuem quatro cones, não?

Em entrevista à revista Discover a estudiosa comentou: “Agora sabemos que os tetracromáticos existem. Mas não sabemos o que torna alguém um tetracromático funcional sabendo que muitas outras mulheres possuem os quatro cones, mas não têm o diferencial.”

E os homens? Segundo pesquisas de 1948, do holandês HL de Vries sobre daltonismo, essa alteração que aparecia frequentemente nas famílias, não afetava as mulheres.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...