Google+

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cientistas criam software de busca baseada em sensores reais, o SMART

Protótipo é capaz de responder perguntas feitas virtualmente com informações coletadas por sensores espalhados pela cidade física e conteúdos de redes sociais

Cientistas da computação da Universidade de Glasgow estão ajudando a desenvolver uma ferramenta de busca para internet que utiliza sensores reais para fornecer respostas às consultas realizadas.

Confrontando os dados dos sensores - como câmeras e microfones - e cruzando referências com resultados de redes sociais - como o Twitter - usuários poderão receber respostas detalhadas a perguntas como "Em que parte da cidade ocorreram eventos de música ao vivo, nos quais amigos estiveram recentemente?", ou "o quão cheio está o centro da cidade?"

O fundador do projeto europeu, conhecido como SMART (sigla em inglês para ferramenta de busca para conteúdo gerado em ambiente multimídia), será construído em tecnologia open source conhecida como Terrier – desenvolvida pela Universidade desde 2004.

Empresas como Atos, Athens Information Technology, Haifa Research Lab da IBM, Imperial College London, City of Santander, PRISA Digital, Telesto e Consorzio S3 Log, são parceiras do projeto. "O SMART foi baseado no conceito que conhecemos de 'cidades inteligentes'. Espaços físicos são cobertos por sensores que se comunicam entre si e podem ser pesquisados com a finalidade de obter informações", afirma o Dr. Iadh Ounis, da Escola de Ciências da Computação da Universidade de Glasgow. "Os resultados da pesquisa originados nessas cidades inteligentes podem ser reutilizados de várias formas, tornando o sistema mais eficaz."

A equipe da Universidade de Glasgow espera que, em 2014, o projeto SMART estará pronto para ser testado em uma cidade de verdade.

Fonte: IDGNow
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...