Google+

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Monitor cerebral poderá indicar o que você está pensando

A ideia dos pesquisadores é que os computadores sejam melhorados com esse tipo de 'conhecimento'


Editora Globo 
É sexta-feira, seis horas da tarde, e você tem um enorme relatório para entregar pro seu chefe. Claro, graças à lei de Murphy, é nessa hora que seu computador resolve dificultar as coisas para você. Avisos de erro pipocam na sua tela, a internet fica insuportavelmente lenta e tudo parece ainda mais difícil.
Pensando nisso, cientistas do MIT estão desenvolvendo uma tecnologia que permitirá que seu computador ‘leia’ seu cérebro e entenda o que você está sentindo no momento. Se ele perceber que você está estressado, vai se organizar para facilitar o seu trabalho, por exemplo.
Para criar essa tecnologia, batizada de Brainput, os pesquisadores usaram um monitor cerebral leve e portátil que é capaz de determinar quando o usuário está fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, uma câmera no computador reconhece expressões faciais e contabiliza a quantidade de erros de digitação e a velocidade com que a pessoa está teclando (indicativos de nervosismo). O resultado dessa análise é, então, enviado para um sistema que modifica o computador, fazendo com que tarefas mais simples, que podem ser realizadas pela própria máquina (análises de dados numéricos, por exemplo) sejam assumidas por ela.
Até agora, claro, essa tecnologia está dando seus primeiros passos. Os testes realizados até o momento analisaram a forma com que voluntários guiavam um robô virtual através de um labirinto enquanto faziam outras tarefas. Quando o usuário estava mais dedicado a uma atividade paralela, o sistema percebia a atividade do cérebro e passava a guiar o robô virtual por conta própria. Comparativamente, quando a pessoa tinha que fazer tudo sozinha (suas atividades e completar o labirinto), levava mais tempo e ficava mais nervosa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...