São Carlos, SP, inaugura museu da ciência e tecnologia - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

domingo, 15 de abril de 2012

São Carlos, SP, inaugura museu da ciência e tecnologia

A Prefeitura Municipal de São Carlos (SP), inaugurou neste sábado (14) o Museu da Ciência e Tecnologia “Mário Tolentino”. O evento foi realizado às 10h e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
O investimento do projeto é de R$ 840 mil. No espaço localizado no Subsolo da Praça Coronel Salles, estarão expostos 129 experimentos científicos numa área de 1.200 m². São experimentos de física, óptica, fluídos, mecânica, geração de energia, eletromagnetismo, com previsão para expandir seu acervo para outras áreas da ciência.
“Dentre os experimentos expostos está o Giroscópio que foi inventado pela Nasa para simular a falta de gravidade”, explicou o engenheiro mecânico Dalton Gomes de Melo.
O local também conta com um auditório de 56 lugares para a realização de seminários, palestras e atividades culturais, uma sala de aula e uma área para exposições, que sempre trará novidades para o público. “São Carlos é a capital da Ciência e Tecnologia no Brasil, portanto é a vitrine dessas atividades no país. E esse museu explicita isso”, disse o Ministro Raupp.
Um dos objetivos é despertar o interesse, especialmente de crianças e jovens, à ciência e tecnologia, a intenção da prefeitura é que os alunos das redes pública e privada tenham a oportunidade de ter aulas práticas de física, química e matemática no local. “O conhecimento hoje é o principal ativo, atração que uma nação pode ter, e é resultado das pessoas, nosso grande desafio hoje é conquistar as crianças e jovens para a Ciência e Tecnologia”, completou o presidente do Conselho Científico e Tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Glaucius Oliva.
Durante a semana, vai funcionar de terça às sexta das 8h às 17h e a partir de maio, aos sábados das 10h às 17h.
Espaço no Subsolo da Praça Coronel Salles terá uma área de 1,2 mil m². Local contará com exposição de experimentos científicos e auditório
Uma das atrações do Museu da Tecnologia e Ciência em São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)
Uma das atrações do Museu da Tecnologia e Ciência em São Carlos